-->

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Bico-virado-miúdo


Ø  ESPÉCIE AMEAÇADA


http://www.arthurgrosset.com/sabirds/plainxenops.html

Também conhecido como Arrebitado, mede cerca de 11 cm de comprimento. Procura insetos em ramos pendentes e emaranhados de cipós, deslocando-se de um lado a outro com rapidez, às vezes batendo com o bico e removendo pequenos pedaços de casca de árvores para capturá-los. É comum colocar-se de cabeça para baixo enquanto busca alimento na vegetação. Faz ninho em buracos no tronco de árvores mortas, de 1 a 10 m de altura, onde põe dois ovos brancos. No Brasil está presente em duas regiões separadas: em toda a Amazônia, estendendo-se ao sul até Goiás e Mato Grosso; e na região da Mata Atlântica, do Pernambuco a Santa Catarina. Encontrado também do México ao Panamá, nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina.


Grupo: Aves
Nome Científico: Xenops minutus
Nome Vulgar: Bico-virado-miúdo
Fatores de Ameaça: desmatamento, destruição do seu habitat, tráfico
Categoria de ameaça  (Biodiversitas, 2002): VU (Vulnerável).
Bioma: Amazônia, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica
Referencias: Portal Brasil 500 Pássaros, Bico-virado-miúdo - Disponível em: http://webserver.eln.gov.br/Pass500/BIRDS/1birds/p281.htm
SIGRIST, T. Avifauna Brasileira: The avis brasilis field guide to the birds of Brazil, 1ª edição, São Paulo: Editora Avis Brasilis, 2009.



Mapa de distribuição de Xenops minutus no Brasil

Mapa da Wikiaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...